A Nutrição Funcional considera a individualidade bioquímica do paciente, e, desta forma, as suas necessidades particulares. Considera a interação entre todos os sistemas do corpo, incluindo as relações que existem entre o funcionamento físico e aspectos emocionais.
Há alimentos e nutrientes que precisam de outros para agir no organismo de maneira positiva. Ou, ao contrário, que conseguem anular efeitos negativos de outros.
Sabemos que nos dias de hoje, a maioria das pessoas apresenta um alto nível de estresse, não se alimenta corretamente e quando o faz procura alimentos de baixo valor nutricional. Por isso, muitas vezes há a necessidade de uma suplementação para COMPLEMENTAR a alimentação rotineira diária. Cabe ao nutricionista montar uma dieta adequada para determinado indivíduo e de acordo com a sua necessidade prescrever uma suplementação quando necessário.
A nutrição esportiva funcional, nada mais é, que a aplicação de todos os pontos citados acima, na atividade física, buscando um maior desempenho, maior performance, aliada à promoção, manutenção e recuperação do estado nutricional e da saúde do individuo.